diagn

Diagnóstico de Doenças Infecciosas

Mycobacterium Tuberculosis

A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa, causada por espécies do complexo Mycobacterium tuberculosis (M. tuberculosis, M.bovis, M. africanum e M. microti), constituído por um grupo de espécies de micobactérias geneticamente muito semelhantes em torno de 99% similares ao nível do DNA. Em geral a fonte de infecção é o indivíduo com a forma pulmonar da doença eliminando bacilos. O risco da transmissão (gotículas de saliva) de infecção depende da quantidade de bacilos eliminados do doente e a exposição do contactante.
Os sintomas da TB pulmomar incluem tosse com duração de 3 semanas ou mais, dor torácica, hemoptise, fadiga, perda ponderal, inapetência, febre, calafrios, sudorese noturna.
Na ausência de um teste rápido e acurado para a detecção da meningite tuberculosa, a PCR vem sendo empregada e avaliada em conjunto ao contexto clínico e aos outros achados laboratoriais.
A detecção direta da micobactéria pela técnica de PCR constitui modalidade diagnóstica específica e principalmente rápida, posto que outros métodos microbiológicos como a cultura, podem levar muito tempo para a obtenção do resultado final.

Metodologia: PCR-Nested Próprio
Material: urina (5,0 mL), liquor (0,3 mL), LBA (5,0 mL), Liquido pleural, Lavado gástrico, Aspirado de medula e Sangue com EDTA (5,0 mL).
Coleta: jejum não necessário. Aspirado de medula, Liquor, LBA e Lavado gástrico são coletados pelo médico assistente.
Conservação: refrigerada
Resultado: Liquor e Lavado gástrico (até 48 horas úteis); demais materiais (até 5 dias úteis)